jueves, 31 de enero de 2008

Marilson, Teles y Baldaia competirán en la Copa Brasil/Caixa de Cross Country en Rio.

FOTO: Marilson Gomes dos Santos (Wander Roberto/CBAt Divulgação)
Fuente: CBAt
 
São Paulo - Três atletas de primeira linha estão confirmados para a edição deste ano da Copa Brasil/Caixa de Cross Country: Marilson Gomes dos Santos (BMF) e José Teles de Sousa (Pinheiros) no masculino, e Maria Zeferina Baldaia (Pinheiros), no feminino. A competição será disputada em 17 de fevereiro, no Centro de Treinamento da Marinha (CEFAN), no Rio de Janeiro. O evento será seletivo para o Sul-Americano de Cross Country, que será realizado em Assunção, no Paraguai, em 2 de março.

"Marilson tem 80 % de chance de competir", disse seu treinador, Adauto Domingues. O corredor é recordista sul-americano dos 5.000 m e 10.000 m em pista, e da meia maratona, além de possuir a melhor classificação de um brasileiro no Mundial de Cross Country: 22º em Belfast, na Irlanda, em 1999.

Também é certa a presença do maratonista José Teles de Sousa, 18º no Mundial de Atletismo de Osaka em 2007. Teles, treinado por Cláudio Castilho, é o número 2 do Ranking Brasileiro entre os atletas com Índice A para os Jogos Olímpicos de Pequim na maratona (Marilson é o 1º). Também competirá o uruguaio naturalizado brasileiro Gustavo Pereira Altez, o primeiro atleta a ser inscrito - compete pelo Andirá, do Acre.

No feminino, Maria Zeferina Baldaia foi confirmada. Ela foi vice-campeã em 2007, quando a competição foi disputada no mesmo local. Depois, no Campeonato Sul-Americano, ela ficou em 3º lugar.

As inscrições poderão ser feitas até 8 de fevereiro, na sede da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A Copa Brasil/Caixa de Cross Country 2008 é uma realização da CBAt, co-organizada pela Federação de Atletismo do Rio de Janeiro, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do CEFAN.

Ganharão o direito de competir no Campeonato Sul-Americano de Cross Country os cinco primeiros da prova adulta masculina (12 km); os quatro primeiros das provas juvenil masculina (8 km) adulta feminina (8 km) e juvenil feminina (6 km); e os três primeiros da prova menor masculina (4 km) e menor feminina (3 km).

Os campeões sul-americanos em Assunção - tanto nas classificações individuais como por equipes (nas provas de adultos e de juvenis) - garantirão a participação no Mundial de Cross Country, marcado para 30 de abril, em Edimburgo, na Escócia.


 

No hay comentarios: