martes, 12 de febrero de 2008

El Vasco da Gama tendrá 46 atletas en la Copa Brasil/Caixa de Cross Country.

FOTO: Maria Zeferina Baldaia, nº 120 (Ismar Ingber/CBAt Divulgação).
Fuente: CBAt
 
São Paulo - A Copa Brasil/Caixa de Cross Country será disputada no próximo domingo (17) no Centro de Treinamento da Marinha (CEFAN), no Rio de Janeiro. A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recebeu a inscrição de 270 atletas (184 homens e 86 mulheres), que representarão 50 clubes de 14 Estados e do Distrito Federal. A equipe carioca do Vasco da Gama é a mais numerosa, com 46 atletas. A segunda é a Sercomtel/Londrina (PR), com 34. São Paulo é o Estado com mais clubes participantes (16).

A competição, realizada pela CBAt e co-organizada pela Federação de Atletismo do Rio de Janeiro e patrocinada pela Caixa Econômica Federal, definirá a seleção que representará o País no Campeonato Sul-Americano de Cross Country - em Assunção, no Paraguai, no próximo dia 2 de março. Serão convocados 23 atletas: os cinco primeiros na prova masculina adulta; os quatro primeiros nas provas feminina adulta, juvenil masculina e juvenil feminina; e os três primeiros nas provas menor masculina e menor feminina. A categoria menor é para atletas com até 17 anos e a juvenil, até 19 anos.

Marilson dos Santos (BMF) é um dos grandes atletas inscritos para a Copa Brasil/Caixa de Cross Country. Ele tem o melhor resultado brasileiro na história dos Mundiais de Cross Country, com o 22º lugar conseguido em Belfast, na Irlanda do Norte (Grã-Bretanha) em 1999. Ele também é recordista sul-americano dos 5.000 m e 10.000 m, provas em que ganhou bronze e prata, respectivamente, nos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007.

"O Marilson está bem preparado", disse o treinador Adauto Domingues. "Além de lutar pelo título, no Rio ele poderá ter suas atuais condições bem avaliadas, porque é alto o grau de dificuldade numa prova de 12 km de cross country", completa o técnico. Marilson é o número 1 do Ranking brasileiro da maratona, prova que pretende disputar nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, em agosto.

Maria Zeferina Baldaia (Pinheiros) é outra atração confirmada. Vice-campeã da Copa Brasil em 2007, ela tentará novamente o pódio. O técnico Cláudio Castilho explica que no ano passado a corredora começou a recuperar sua melhor forma. Campeã da São Silvestre em 2001 e da Maratona de São Paulo em 2002, ele sofreu depois com várias lesões. "Agora ela está melhor", explica Castilho.

Outros nomes confirmados: Roberto Rodrigues de Oliveira (Tratornew), 3º colocado no ano passado; Anoé dos Santos Dias (Cruzeiro), 3º na última São Silvestre; Zenaide Vieira (BMF), bronze nos 3.000 m com obstáculos no PAN 2007; José Teles de Souza (Pinheiros), 18º na maratona no Mundial de Osaka no ano passado; e Giomar Pereira da Silva (Afac/CAIXA), campeão em 2006 e vice em 2007 do Ranking CAIXA/CBAt de Corredores de Rua.

Ednalva Laureano, a Pretinha, campeã na última edição, recupera-se de uma cirurgia e voltará aos treinamentos em abril, afirma seu treinador Josenildo de Souza Silva.

PROGRAMA HORÁRIO

09:00 - 3 km feminino menor
09:30 - 4 km masculino menor
10:00 - 8 km feminino adulto

15:30 - 6 km feminino juvenil
16:00 - 12 km masculino adulto
16:40 - 8 km masculino juvenil


 
 

No hay comentarios: